
CULINÁRIA
O QUE FALAR DA CULINÁRIA PELOTENSE?
Diversidade de restaurantes, boa comida,mas algumas falhas no setor podem trazer problemas ao seus clientes.
Pelotas sempre foi sinônimo de comida de qualidade. Aqui se encontram diversos goumerts que estão sempre mostrando pratos diferenciados, especialmente durante a realização da Quinzena Gastronômica. O mais interessante em Pelotas é a diversidade de gostos, pois existem restaurantes da balança, churrascarias, restaurante japonês, tailandês, francês, pizzarias, fast foods e até mesmo um barzinho para petiscar e tomar um Chopp.
Mas ultimalmente, é percebido um certo descaso de alguns restaurantes em relação ao seu cliente. O Restaurante Taberna do Otto, sempre foi um dos melhores restaurantes da cidade, porém a última vez que fui lá, o prato que pedi veio trocado, o que pode acontecer em qualquer lugar, pois erros acontecem, principalmente quando o local está cheio. Porém, a forma como o garçom me atendeu foi deplorável. Ele simplesmente arrancou o prato da mesa, e se esqueceu da minha comida. E se acharam muito, imagine que o prato que não veio, foi cobrado ( e diga-se de passagem bem cobrado). Depois de muita dor de cabeça, consegui sair sem pagar e sem comer. Com a fome que estava, dirigi-me ao básico Mc Donalds.
Mas o fato dos restaurantes estarem cheios(absolutamente super lotados), é sempre motivo de dor de cabeça. Refiro-me a datas especiais, como Dias das Mães, Natal, Ano Novo. Essas datas, simplesmente desisti de comer fora. A Churrascaria Lobão e a extinta Estância do Saladeiro, em dias dessas datas, eu conseguia almoçar lá pelas 15 horas. E isso, que chegava lá por volta das 11:30. O que ocorria era que, a carne já não estava tão gostosa, mas por pena dos "pobres funcionários", que ainda não tinham almoçado, não reclamava. E o que falar da noite do Dia dos Namorados, simplesmente todos, digo TODOS os restaurantes estavam lotados. Acabei indo ao restaurante da família do meu namorado, o RUA XV e lá jantamos de forma muito romântica na cozinha do restaurante. Bela noite não é?.
Se tratando do RUA XV, por jantar lá quase todas as noites, posso falar que a comida é realmente excelente, porém a demora dos pratos, é extremamente dificil de suportar. E por se tratar de uma duplicidade de públicos alvos (ao mesmo tempo que é restaurante é também local de festa), o atendimento acaba sendo deficitário. É muito dificil achar funcionários que se encaixam nos dois padrões.
Agora, durante a Quinzena Gastrônomica que ocorrerá daqui uma semana, todos os goumerts fazem suas invenções culinárias, misturando maçã com farofa. Sim, de fato um dos pratos fará essa mistura. E não é que às vezes essas misturas ficam saborosas.
O que importa, é que restaurantes, como qualquer outro setor tem falhas, às vezes fatais, mas que muitas vezes conseguem ser supridas, pelo delicioso e quentinho prato servido à nossa mesa, com um bom vinho. O que não faz a nossa gula!
Por Viviane Moraes