segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Prioridade é trabalho, Sempre!


Moça do tempo deixou o tempo passar

A repórter da RBS TV, Paula Váldez palestrou na Ecos Ucpel, mas não superou expectativas


Dia 12 de Novembro, aos poucos os rostos iam aparecendo para ouvir o que Paula Váldez, a popular Moça do Tempo da RBS TV tem a acrescentar para os graduandos em Jornalismo. A repórter começa a “palestra”, ou melhor, a “coletiva de imprensa”, já que ela apenas respondeu curiosidades dos alunos, e não trouxe dados ou alguma informação que pudesse dar um ar de palestra, falando como era seu dia na RBS. “Eu acordo, vou para RBS, leio os jornais, converso com os meteorólogos...”, começa Paula.

E assim com abordagens “fracas”, a moça do tempo foi deixando o tempo passar, falando obviedades, até mesmo assuntos completamente superficiais. Afinal acho que todos nós sabemos que a vida de jornalista não é glamour, ou seja, não somos artistas para que as pessoas fechem um shopping. Um tema bem inexpressivo para ser abordado numa palestra.

Porém, em meio a essas manifestações, ela reforça que a prioridade na vida do jornalista deve ser o trabalho, sempre. Afinal o trabalho do jornalista é uma adrenalina, que muitas vezes não existe feriado, festinhas, viagens a lazer. E por essa dedicação que ela teve, é que o momento da previsão do tempo que era de 20 segundos, foi ganhando mais espaço. “Como sou jornalista e não metereologista, sempre tento colocar um fato jornalístico na previsão, por exemplo, falar como se forma as frentes frias, pois como eu tinha dúvida, quando ouvia esses termos, tento responder para o público os possíveis questionamentos, é a minha forma de passar informação. Não tenho o carisma do Paulo Borges, por isso vou criando o meu estilo”, argumentou a moça do tempo.

Quanto aos inúmeros questionamentos sobre os erros que acabam acontecendo, e que de certa forma pode arranhar a credibilidade do jornalista, ela foi enfática: “Previsão é previsão. A frente fria que era devagar, pode dar uma reviravolta e se transforma em chuva. Enfim, do público não recebo essas cobranças, mas dentro do jornal sim”, disse Paula.

E como não poderia deixar de ser, a Record acabou sendo um tema questionado pelos alunos. Paula respondeu que realmente existe a rivalidade, e é preciso ter muito cuidado, pois quem entra para Record não trabalha na Globo, e vice versa. Falou também que a Record está recém aprendendo, pois já mudou o horário do telejornal 3 vezes, e o ibope é mínimo.

E desta forma, foi o andamento da “palestra” de Paula Váldez aos alunos da Ecos, que reforçou a prioridade do trabalho, ou seja, temos que ser multimídia, senão o mercado passa por nós, mas que não superou nenhuma expectativa, a repórter da RBS apenas foi deixando o tempo passar, e sem esperança para um dia de sol, ou seja, sem deixar aprendizado ao público.

Nenhum comentário: