sábado, 25 de agosto de 2007

ECOS NO INTERCOM


EDUCAÇÃO

Alunos de Comunicação da Ecos rumo à Santos
Aprendizado acadêmico é exposto no Intercom




O congresso permite que os alunos exerçam por alguns momentos o papel de construtores da realidade, em outras palavras, que exerçam o papel profissional de comunicadores.



A aluna de jornalismo da Ecos, Gabriela Zago apresentará pela segunda vez um trabalho no Intercom. Dessa vez, o foco é Jornalismo On Line - Uma Comparação de Noticias em Quatro Sites. O objetivo é analisar a tendência dos sites de repetirem notícias, e também a questão de erros nessas notícias. Quando questionada sobre qual a importância da apresentação de trabalhos para a formação do acadêmico, Gabriela respondeu.

"Apresentar trabalhos é importante para desenvolver reflexão crítica, teórica, ou seja, juntar teorias e assim, montar um trabalho. Permite também que quando for passada a tua idéia, as pessoas que estão assistindo possam contribuir, melhorar, aperfeiçoar o trabalho apresentado" disse.

Gabriela é um exemplo de alguns dos alunos que irão expor seus trabalhos, porém é inegável ressaltar que muitas vezes, sabe-se que os acadêmicos têm a perspectiva e a vontade de participar (expor trabalhos), mas muitas vezes falta divulgação dos eventos por parte da universidade. Dessa forma, não há rotatividade entre os alunos, e sempre os mesmos alunos acabam sabendo e participando dos eventos. É o que diz, a aluna de publicidade Stelle Cardoso.



"Sobre o Intercom, até uma semana atrás não tinha nem um cartaz na ecos, avisando do congresso. E o set universitário as inscrições acabam na segunda, e recém hoje (sexta-feira) colocaram dois cartazes. As informações só ficam no site, mas nem todo mundo tem acesso. eu, por exemplo que moro sozinha, não tenho computador, e como vou saber dos eventos?", questiona.

O que todos devem saber é que o congresso deve apresentar um aprendizado ao graduando, que mais cedo ou mais tarde entrará no mercado de trabalho e precisará de uma boa bagagem cultural e experiência, que muitas vezes são adquiridas na participação em eventos acadêmicos.


Com certeza o Intercom, é uma das formas de recuperar o papel do comunicador como intérprete da história e sua importância como membro da sociedade.

Saiba mais do intercom - http://www.intercom.org.br/

Nenhum comentário: