quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Matéria Interpretativa


O fim de uma batalha de anos?
Com muita polêmica os transexuais ganham cirurgia de mudança de sexo pelo SUS

A decisão foi aplaudida por uns, e vaiada por outros. Porém agora já está decidido, o Ministério da Saúde vai acatar a determinação do TRF, e permitirá que o SUS cubra cirurgias de transgenitalização (mudança de sexo). O processo tramitava na justiça desde 2001, e naquele ano, a 4ª Vara Federal de Porto Alegre rejeitou o pedido do MPF( Ministério Público Federal) e extinguiu a matéria, alegando que a cirurgia tem caráter experimental. Também foi argumentado que a questão é polêmica pelo questionamento da legalidade do procedimento. O MPF, então, recorreu da sentença e obteve a decisão favorável na instância superior.

No Brasil, há centenas de pessoas que sofrem com esse conflito, como é o caso da transexual pelotense Gabriela, 37 anos e que agora está prestes a se tornar uma mulher completa. Ela já fez cirurgias de cordas vocais, fonoterapia, contagem hormonal e retirou o pomo de Adão, porém ela vivia esse conflito de ter nascido com a genitália masculina, mas se sentia um mulher. "Desde que me entendo por gente me sinto mulher, tenho uma construção física feminina"(Fonte Diário Popular).

Porém os contraditórios a decisão, alegam que enquanto pacientes morrem à espera de cirurgias, o SUS estará fornecendo o que para eles não passa de uma cirúrgia plástica, ou seja, algo totalmente estético.

O Conselho Federal de Medicina, afirma que o transexualismo é considerado uma patologia, e como tal, está incluída no Código Internacional de Doenças. Alega também que o paciente terá que apresentar acompanhamento com equipe multidisciplinar, caso queira fazer a transgenitalização.

Agora, resta saber se esse conflito de anos terá mesmo chegado ao seu fim.


Nenhum comentário: