sábado, 25 de agosto de 2007

Mas afinal, o que é um Furacão?
Muito é falado, muito apavora, agora muitos não sabem de fato - o que é um furacão.

Da onde surgiu esse termo furacão?, furacão existe no Brasil?, como ele se forma?. Com certeza, você já ouviu esses questionamentos, mas como muitos não soube responder.

Há quem diga, que a palavra furacão vem de origem dos maias, o povo que habitava a América Central, no final do século XV. Já na mitologia grega, furacão representa tempestades. Agora, quase todos os dicionários, artigos e sites consultados dizem que a palavra "furacão" vem do deus maia "Huracán". O tal Huracán era muito mau e tinha como "passatempo" divertir-se matando os habitantes das matas com grandes tempestades e enchentes.

Você deve estar se perguntando, mas Viviane isso é lenda.

Tudo bem, segundo o Wikipédia, os furacões são fenômenos climáticos caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão, e que se formam geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas. São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson.

Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes. Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h.

Desta forma, como já vimos, eles percorrem determinados caminhos, carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Mas nem só de desgraça sobrevive o mundo, já que as estações meteorológicas monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre. Por isso, que é visto as pessoas deslocando-se de suas casas, para centros de abrigos.

Para saber mais, veja abaixo uma relação das áreas de maior incidência:
- Oceano Pacífico Norte Ocidental-

- Oceano Pacífico Norte Oriental-

- Oceano Pacífico Ocidental Sul-

- Oceano Índico Norte-

- Oceano Índico sudeste-

- Oceano Índico sudoeste.


Entenda o que forma um furacão -

Nenhum comentário: