Atividade
1) Encontrar exemplos de jornais em cada uma das fases do Jol propostas por Mielniczuk. Justificar.
Transpositivo - O site do jornal Diário Popular é totalmente igual na versão on line. Ou seja, transpuseram a versão impressa para o site.´Hoje, é dificil achar jornais assim, pelo menos jornais que eu tenha conhecimento, pois hoje há mais criatividade na sua versão on line.
Metáfora: - A página da Zero Hora e o próprio Clic RBS(que aparece as matérias que foram passadas na Televisão pela RBS, não deixa de ser um tipo de jornalismo, que existe em outro meio). São exemplos de metáforas, pois já há um avanço nos limites da versão on line. Já passa a te dar um contexto maior da matéria passada, através de links que retornem a matéria original.
Terceira fase: - A Folha de SP, que tem um jornalismo especifico para a web, já que entende as diferenças de ler um jornal impresso e um na internet. Na internet é possível explorar muito mais os elementos, diferente da versão impressa de que o que realmente importa é a qualidade do texto. O Estadão e o Correio Braziliense também são outros exemplos de jornalismo mais criativo, sem ser meras cópias.
2) Observar:- Portais:
Terra
G1
- Jornais:
Folha Online
Estadão
- Revistas
Omelete
Rabisco
Responder:
a) As características do Jol que estão presentes nos exemplos? Em que medida?
As caracteristicas são bem diferenciadas entre os meios. Nas revistas não se tem a necessidade de trabalhar com atualizações diárias, rapidez de informação, velocidade, como a maioria das revistas são semanais ou até mensais, elas se preocupam mais em colher o máximo de informações, fazer uma análise e aí sim publicar a informação. Já nos jornais se tem mais necessidade de velocidade, mas ainda sim, deve-se preocupar mais com a qualidade da informação. Os sites de notícias, são sem dúvida os mais velozes, é necessidade para esse meio, pois é aí que ele pode se sobresair sobre os outros meios. Porém, devido essa exacerbada velocidade, vemos milhões de "Erramos" nos sites, e corre-se o risco de quem entrou apenas uma vez no site, ficar com a informação errada.
Quanto a interatividade, é mais nítida nos jornais versão on line, pois é possível responder enquetes, deixar comentários, cadastrar e-mail, ou até mesmo enviar uma matéria. Já nos portais é um pouco menos, mas ainda assim, tem uma boa interação e por fim as revistas são as que possuem menos interação, pois limita-se a enquetes e troca de e-mail.
A personalização as revistas se sobresaem, pois geralmente elas possuem um público-alvo definido. Nos jornais há personalização, apenas se for segmentada na busca por alguma matéria, por exemplo procurar uma de politica -caso Renan Calheiros, por exemplo. Nos portais funciona da mesma forma. Se o leitor quer saber de politica com rapidez de informação deve ir num portal, mas se quer mais informações, uma matéria mais detalhada deve procurar um jornal.
A Hipertextualidade É mais explorado nas revistas, há mais possibilidade de linkar com outros sites, depois nos jornais que se explora muito o link com a matéria original, para que o leitor vá se situando, e nos sites da mesma forma.
Multimidialidade – Os portais são os que mais exploram os recursos multimidias, depois os jornais que exploram muito foto, infográficos, e as revistas que exploram mais o recurso multimidiático linguistico (texto e foto).
Memória – - As revistas são as menos exploradas, embora como todos tem um banco de dados. Os jornais e os portais tem memória limitada, até certo dia, por exemplo.
B) Há diferenças na redação das matérias? Aponte-as, caso existam.
Sim, são 3 formas bem distintas. As revistas trabalham com pautas já noticiadas em outros meios, porém colhe mais dados, faz uma interpretação da matéria, tem mais tempo para entrevistas, e etc. Os jornais, focam mais na qualidade da informação, se a informação é realmente verídica, e precisam de uma aceleração bem maior que nas revistas, já que é diário, mas não precisa tanto quanto os portais. Para os portais, o ganha pão deles, é a atualização contínua, mesmo que seja blefe, eles preferem noticiar e não correr o risco de perder o ineditismo. Uma forma a ser discutida.
c) A interatividade presente nos exemplos representa alguma mudança na produção de notícias? Explique.
Sim, através dos sites os internautas sabem das informações praticamente no mesmo tempo que acontecem, isso permite que eles participem juntos do processo de conhecimento da notícia. Através dos comentários, enquetes, foruns, e-mails. E mais ainda, quando esse internauta envia uma foto do fato, ou sabe de alguma informação, ou conhece alguma pessoa participante da noticia. Lógico que as informações devem ser checadas. Mas isso permite, a tão conhecida escrita coletiva, todos vão construindo parte da web, todos vão interagindo sbore o assunto.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário